segunda-feira, 12 de abril de 2010

CRUB apresenta sugestões de Melhoria ao novo FIES

Recomendações foram apresentadas ao Ministério da Educação


O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, atendendo a uma demanda do Ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou no dia 7 sugestões de melhoria ao novo FIES, a partir de um levantamento realizado junto às universidades associadas do segmento das comunitárias e particulares.

Para a realização do trabalho foi constituída, no último dia 22, uma comissão com o objetivo de levantar dúvidas e apresentar subsídios para o aperfeiçoamento do sistema de crédito do ensino superior.

Representantes de universidades associadas se colocaram à disposição em razão da larga experiência enquanto coordenadores do programa de crédito estudantil em suas respectivas IES. O grupo realizou uma ampla coleta de informações, consolidando assim o documento: Novo FIES: Dificuldades encontradas pelas IES e sugestões de melhoria.

O trabalho foi apresentado e entregue oficialmente ao Ministério da Educação em um encontro que reuniu o Chefe de Gabinete do Ministro, João Paulo Bachur; a Diretora de Políticas e Programas de Graduação, Paula Branco de Mello; o Chefe da Assessoria Parlamentar, Rodrigo Lamego; além de profissionais da área de tecnologia do Ministério.

A comissão, acompanhada pela secretária executiva do CRUB, Dalva Mello, foi representada por Adriano Dias Souza e Margarete Freitas Martins Preve, ambos da Unisul; Demócrito Santos, da UCPel; Sérgio Tavares, da UMESP, e Célio Lopes, da Anhanguera Educacional S.A.

Em virtude de mudanças na operacionalização do FIES, que deixa de ser responsabilidade da Caixa Econômica Federal, gestora dos recursos, e passa para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC, os representantes da comissão pontuaram as principais diferenças entre o sistema antigo e o sistema atual.

Na análise comparativa, ficou evidente que as mudanças introduzidas proporcionaram melhorias, entretanto, o pouco esclarecimento sobre o novo sistema, assim como as alterações no processo seletivo e de adesão, são hoje questões que impedem o sucesso no cadastro das IES, com prejuízo para seus respectivos alunos. Diante desses embaraços, a Comissão destacou a necessidade de o MEC sistematizar, em curto prazo, um programa contínuo de capacitação para as instituições, sugestão que foi bem acolhida.

Após a apresentação, Bachur agradeceu ao Conselho pelo trabalho realizado, destacando a rapidez com que o grupo consolidou as informações e as propostas. Os membros da comissão se colocaram à disposição do MEC para apoiar ações pertinentes à operacionalização do novo FIES, por meio do CRUB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário