segunda-feira, 15 de março de 2010

Bacharéis em Moda



UseFashion Journal entrevista a professora, do curso de Desenho de Moda, Andréia Miron.


"A Faculdade Santa Marcelina de São Paulo é pioneira no ensino de Moda no Brasil. Conforme Andréia Miron, professora da instituição, o curso Desenho de Moda formou sua primeira turma em 1991 com 11 alunos, porém, já era ministrado antes, mas com outros nomes. O foco da programação atual do curso, que tem duração de quatro anos e forma em média 100 alunos por ano, é voltado para a formação de criadores de moda apoiado por diversas atividades extracurriculares, como concursos e exposições.

“A grande ênfase do curso da Faculdade Santa Marcelina é na criação, portanto, o estímulo ao processo criativo faz parte de todas as disciplinas. Para a aplicação das técnicas aprendidas no curso, os alunos têm à disposição uma infraestrutura que conta com diversos recursos em salas especiais como a de Modelagem, de Confecção Industrial, de Joalheria, do Ateliê de Desenho Têxtil, do Laboratório de Fotografia e Computação Gráfica (CAT - Centro de Arte e Tecnologia) com os softwares mais utilizados no mercado de moda. A proposta da Faculdade Santa Marcelina não busca especializações fragmentárias, mas uma formação unificadora e abrangente dos conhecimentos que permite ao aluno atuar profissionalmente, trabalhando em todos os elos da cadeia produtiva do mercado de Moda”, explicou a professora.

Essa formação unificadora, proposta pela Santa Marcelina, revelou ao mercado, nestes 21 anos, grandes nomes da moda nacional e internacional. Profissionais como Alexandre Herchcovitch, Icarius de Menezes, Gisele Nasser, Simone Mina, Adriana Barra, Lorenzo Merlino, Vinícius Campion (Mulher do Padre), Érica Ikezili, Thaís Losso (Cavalera), Igor Bezerra de Barros, Fábia Bercsek (estilista e ilustradora de moda), Karlla Girotto, Brenda Vidal (Joalheria), Aline Prado, Emanuelle Junqueira, entre outros.

Para Andréia, além da formação acadêmica, o perfil esperado do futuro profissional de moda é que ele seja atento a assuntos comportamentais, culturais e artísticos e não somente na área de moda pretendida. “E que aprecie a vida dinâmica e a integração cultural. Seja extrovertido, comunicativo, afeito a estabelecer grandes redes de relacionamento pessoal que lhe darão acesso a outras opiniões, desejos e oportunidades”, complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário